segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia Mundial de combate ao câncer

Todos nós já vimos ou conhecemos alguém que tenha passado, seja amigos ou familiares. Estima-se que anualmente, sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes. No Brasil, todos os tipos da doença possuem tratamento na rede pública de saúde.
Existem várias modalidades de tratamentos. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS.

Lei 12.732
A fixa  prazo de até 60 dias para o tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo vale a partir do diagnóstico da doença. 
De acordo com a publicação, o prazo de 60 dias será considerado cumprido quando o tratamento for efetivamente iniciado, seja por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, o prazo poderá ser inferior ao estabelecido.

Prevenção
A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. 

Instituto Nacional de Câncer (Inca)
Desde 1938, o Inca presta assistência médico-hospitalar gratuita a pacientes diagnosticados com câncer.
Vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), possui cinco unidades hospitalares na cidade do Rio de Janeiro. Para ser atendido, o médico deve encaminhar o paciente já com diagnóstico confirmado de câncer ou com grande suspeita da doença (exame de radiografia, tomografia ou ressonância magnética).

18 comentários:

  1. Oi flor!!!Quanto mais falarmos sobre a doença e divulgarmos métodos de prevenção contra o câncer melhor!!!Informação é tudo!!!Adorei o post!!!

    Bjos!!!

    eelatemborogodo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ananda. As coisas no Brasil são muito lentas, o melhor é estar por dentro sempre, principalmente dos nossos direitos.
      Bjs

      Excluir
  2. Todas juntas podemos evitar!
    Parabens pelo blog e por esse ótimo post
    Sigo voce hihi
    beijos
    sempredegloss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Dri. Acho que se cada um fizer um pouquinho, teremos um mundo mais feliz.
      Obrigada Lindona.
      Bjs

      Excluir
  3. Adorei seu blog
    e o post

    já sou sua seguidora se quiser dar uma passadinha no meu será muito bem vinda, mil beijos :) http://apequenaseria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lindona.
      Com certeza estarei lhe fazendo uma visita.
      Bjs

      Excluir
  4. Post super útil. Parabéns bjs
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post tenho que prevenir :)
    Seguindo aqui o seu cantinho, retribui?
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê... foi ontem, mas não tem problema! É um dia importante para que a gnt se lembre, devemos nos cuidar, e fazer quem a gnt ama se cuidar tb! Eu perdi meu pai, mas nós não tivemos tempo de nada... não houve tratamento, não houve terapia. E hoje eu falo pra todo mundo, qualquer alteração no corpo que você sinta, qualquer coisa diferente, vai ver o que é... pois se for alguma coisa, descobrindo cedo... temos chances, podemos vencer!...acho que esse é o pensamento....

    Super bjo
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ju. Tbm passei por situação parecida com meu padrinho. A doença foi tão rápida que nem tivemos tempo para nada.
      Sempre que percebermos ou sentirmos algo diferente, é importante procurar um médico o mais rápido possível. A prevenção é o melhor remédio.
      Bjsss Lindona.

      Excluir
  7. Adooorei!

    Beijinhos, Lari do bylarissamocellin.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
  8. Adorei...
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com.br
    Instagram: @minhaamigamedisse_fashionblog

    ResponderExcluir
  9. Não sabia desse dia =/


    http://acetonada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carol, a falta de informação é grande. Por isso resolvi divulgar, assim passaremos a diante.
      Bjs

      Excluir

Seja bem vindo(a) e sinta-se a vontade.
Estarei respondendo seu comentário aqui mesmo na página. Não esqueça de deixar seu link para eu possa retribuir a visita.
Volte sempre!

 

Linda e Loira Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Ugg Boots Sale | web hosting